X
Contrato de empreitada e cláusulas resolutivas “genéricas”
13 de Fevereiro, 2026

Contrato de empreitada e cláusulas resolutivas “genéricas”

 

Resumo: O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que a cláusula que densifique em termos demasiado genéricos a possibilidade de resolução do contrato não se pode considerar válida.

 

  1. O Problema e a cláusula resolutiva

 

Dois indivíduos (os donos-da-obra) contrataram uma sociedade comercial (a empreiteira) para construir uma moradia no prazo de 12 meses. No entanto, a construção da obra sofreu grandes atrasos. Acresce que, segundo os donos da obra, partes da moradia estavam mal construídas e em desacordo com os projetos de arquitetura e engenharia, pelo que, teriam de ser demolidas e reconstruídas.

 

Perante isto, os donos da obra enviaram uma carta à empresa (i) a resolver o contrato, a (ii) pedir o reembolso dos montantes que tinham sido pagos a mais, e (iii) a pedir que fossem pagas as reparações de defeitos existentes na construção. Para o efeito, invocaram uma cláusula com o seguinte conteúdo:

 

“Incumprimento injustificado por parte da EMPREITEIRA, na execução dos trabalhos, das indicações que lhe forem dadas pelos DONOS DA OBRA/FISCALIZAÇÃO”.

 

 

  1. A Decisão do Supremo Tribunal de Justiça

 

O Supremo Tribunal de Justiça analisou se a forma como os donos da obra cessaram o contrato foi lícita.

 

As conclusões principais foram:

 

  1. A cláusula de resolução do contrato foi formulada de forma demasiado vaga, pelo que, não poderia ser invocada para cessar o contrato e seria inválida. Foi explicado que uma cláusula resolutiva deve concretizar o tipo de comportamentos que possibilitam a resolução do contrato, de forma a se puder compreender que tipo de condutas, da perspetiva das partes, é considerado apto a constituir um incumprimento de suficiente gravidade do contrato.
  2. A resolução do contrato, porque baseada na referida cláusula, foi considerada ilícita. Segundo o Supremo Tribunal de Justiça os donos da obra, perante os atrasos da empreiteira, (i) deveriam ter exigido que a mesma executasse o que se comprometeu contratualmente a fazer e (ii) deveriam ter fixado um prazo até ao qual a empreiteira deveria cumprir as suas obrigações.

 

Em concreto, o Tribunal considerou que a cláusula em apreço “não identifica, com precisão, qual o incumprimento que pode dar lugar à resolução, reportando-se a todo e qualquer incumprimento “injustificado” do empreiteiro, na execução dos trabalhos, das indicações que lhe forem dadas pelos donos da obra ou pela fiscalização” pelo que se trata “de uma cláusula genérica, ou em branco, que remete para toda e qualquer violação do contrato, ou seja, é uma cláusula despida de qualquer conteúdo suscetível de integrar um motivo justificativo, não prevê nenhuma conduta ou incumprimento concreto como fundamento invocável para a resolução”, prevendo “uma faculdade de resolução pura e simples, sem qualquer fundamentação, que apenas em termos formais cumpre o estabelecido no art. 432º, nº 1, CC”. O Tribunal concluiu que, “assim sendo, a referida cláusula é inválida, e a resolução sustentada na mesma é ilícita.”

 

Em acréscimo, o Supremo Tribunal de Justiça considerou “que não se verificam os requisitos de resolução legal do contrato, uma vez que não se mostra alegada nem demonstrada qualquer causa resolutiva com suporte na lei, como exigido no art. 432º, nº 1, do CC, que está sempre condicionada a uma situação de incumprimento”, e, em especial, que “verificando-se incumprimento imperfeito ou defeituoso, deve o credor exigir a correção ou substituição da prestação, fixando prazo para o efeito, o que os AA. não fizeram […], não ocorrendo incumprimento definitivo da prestação, que ainda era possível”.

 

Assim, o Tribunal acabou por considerar que os donos-da-obra desistiram da obra e que o contrato cessou por esse motivo. Deste modo, os donos da obra apenas teriam direito ao valor que pagaram a mais e ao reembolso das despesas a cargo da empreiteira pagas pelos donos-da-obra. Porém, não teriam direito ao pagamento de uma indemnização para a demolição e reconstrução das partes da obra que estariam mal construídas e em desacordo com os respetivos projetos de arquitetura e engenharia.

 

  1. Conclusões práticas

 

Tendo em consideração o entendimento do Supremo Tribunal de Justiça, deve existir um especial cuidado na redação de cláusulas resolutivas e deve-se especificar o que para as partes são consideradas condutas (que incumprem o contrato) aptas a colocar em causa a vigência do mesmo, devendo igual cuidado ser colocado nas interpelações que, depois, comuniquem a intenção de, com bases nessas cláusulas, resolver o contrato.

Para ler a notícia na íntegra descarregue o PDF
Download PDF
Autores
Leia mais notícias
6 de Outubro, 2026
Direito especial à gerência

Em muitas sociedades por quotas, sobretudo de cariz familiar, o contrato de sociedade pode exigir a assinatura de um determinado gerente para vincular a sociedade, em todas as ocasiões. Coloca-se a questão: perante esta redação, o representante da sociedade adquiriu um direito especial à gerência, que inviabiliza a sua destituição por mera deliberação dos sócios?

Um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa de 26 de maio de 2026 esclarece o alcance deste tipo de cláusulas. Exigir a assinatura de um gerente em concreto não lhe confere, por si só, um “direito especial à gerência”. Por isso, esse gerente pode ser destituído por deliberação dos sócios, nos termos gerais.

28 de Setembro, 2026
Fusão de sociedades comerciais

Num caso real, duas sociedades do mesmo sector passaram a operar como se fossem uma só: os ativos de uma ficam ao serviço da outra, um dos sócios entrou no capital da outra, a gestão concentrou-se numa das partes e, perante clientes e fornecedores, a imagem era a de uma única empresa. Porém, não tinham sido observados os requisitos legais para realização de uma fusão de sociedades comerciais. Quando uma das partes cessa a relação comercial, pretende que o contrato seja considerado uma verdadeira fusão e que todos os atos praticados sejam considerados nulos, por contrariedade à lei. O acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra de 12 de Maio de 2026 mostra por que razão essa estratégia falha, e vale a pena percebê-lo antes de se estar no litígio. 

14 de Setembro, 2026
GPS em viaturas de trabalho: a inadmissibilidade da utilização dos dados para controlo do desempenho profissional

A utilização de viaturas de trabalho equipadas com sistemas de geolocalização exige do empregador especiais cautelas. Ainda que o trabalhador tenha conhecimento do sistema e o haja aceite expressamente, não é lícito ao empregador, em circunstância alguma, servir-se do histórico de localização para efeitos de controlo do desempenho profissional.

Este entendimento foi perfilhado pelo Tribunal da Relação de Lisboa em acórdão de 17 de junho de 2026.