X
Direito especial à gerência
6 de Outubro, 2026

Resumo

Em muitas sociedades por quotas, sobretudo de cariz familiar, o contrato de sociedade pode exigir a assinatura de um determinado gerente para vincular a sociedade, em todas as ocasiões. Coloca-se a questão: perante esta redação, o representante da sociedade adquiriu um direito especial à gerência, que inviabiliza a sua destituição por mera deliberação dos sócios?

Um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa de 26 de maio de 2026 esclarece o alcance deste tipo de cláusulas. Exigir a assinatura de um gerente em concreto não lhe confere, por si só, um “direito especial à gerência”. Por isso, esse gerente pode ser destituído por deliberação dos sócios, nos termos gerais.

O caso

O caso envolvia uma sociedade por quotas com vários sócios. Em 2007, foi registada uma alteração ao contrato de sociedade, nos termos da qual a sociedade se obrigava pela assinatura de dois gerentes, sendo obrigatoriamente um deles a do gerente em causa nos autos. Anos mais tarde, um dos sócios requereu à gerência que convocasse uma assembleia geral para deliberar a destituição desse mesmo gerente, com justa causa. Não foi obtida resposta ao pedido de convocação.

O sócio propôs, de seguida, uma ação especial de convocação judicial de assembleia geral contra a sociedade, pedindo que fosse ordenada a convocação da assembleia geral para deliberar a destituição, com justa causa, desse gerente. O Tribunal de primeira instância considerou improcedente a ação, por, no entender deste, ter sido concedido ao gerente em causa um direito especial à gerência, logo, este só poderia ser destituído por decisão judicial e não por deliberação dos sócios.

Decisão do Tribunal da Relação de Lisboa

O Tribunal da Relação de Lisboa declarou que, para se concluir que se está perante um direito especial à gerência, é necessário que o texto do contrato de sociedade sustente essa interpretação. A declaração valerá com esse sentido se existir um mínimo de correspondência no texto do documento (por se aplicar as regras de interpretação de negócios jurídicos ao contrato de sociedade e por se estar perante um negócio formal, regulado pelo artigo 238.º do Código Civil). Segundo o teor do acórdão, apenas se pode chegar à conclusão de que foi estipulado esse direito se “com base nos elementos constantes no contrato social e com base na vontade real dos sócios, resulte da cláusula e desde que haja uma correspondência dessa vontade real com o plasmado no texto do pacto social”.

Aplicando estes critérios, o Tribunal da Relação de Lisboa entendeu que a cláusula em causa estipulava a “titularidade dos poderes de representação e o modo de exercício desses poderes, ou seja, como devem ser exercidos os poderes para que a sociedade fique vinculada”. Nada no texto apontava para a atribuição de um direito especial à gerência, pelo que, ordenou-se a revogação da decisão da primeira instância.

Conclusões práticas

Esta decisão reforça a importância do rigor na redação do contrato de sociedade. Se a intenção dos sócios for assegurar que determinado sócio se mantenha na gerência, enquanto for sócio, ou enquanto a sociedade existir, essa intenção deve ficar expressa no contrato de sociedade. A via mais segura será atribuir ao sócio em causa, de forma direta, o direito especial à gerência, expressamente no contrato de sociedade, e não, apenas, prever que a assinatura dele é necessária para vincular a sociedade. Assim se previnem dúvidas de interpretação e, com elas, a ocorrência de um litígio judicial.

Para ler a notícia na íntegra descarregue o PDF
Download PDF
Autores
Leia mais notícias
28 de Setembro, 2026
Fusão de sociedades comerciais

Num caso real, duas sociedades do mesmo sector passaram a operar como se fossem uma só: os ativos de uma ficam ao serviço da outra, um dos sócios entrou no capital da outra, a gestão concentrou-se numa das partes e, perante clientes e fornecedores, a imagem era a de uma única empresa. Porém, não tinham sido observados os requisitos legais para realização de uma fusão de sociedades comerciais. Quando uma das partes cessa a relação comercial, pretende que o contrato seja considerado uma verdadeira fusão e que todos os atos praticados sejam considerados nulos, por contrariedade à lei. O acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra de 12 de Maio de 2026 mostra por que razão essa estratégia falha, e vale a pena percebê-lo antes de se estar no litígio. 

14 de Setembro, 2026
GPS em viaturas de trabalho: a inadmissibilidade da utilização dos dados para controlo do desempenho profissional

A utilização de viaturas de trabalho equipadas com sistemas de geolocalização exige do empregador especiais cautelas. Ainda que o trabalhador tenha conhecimento do sistema e o haja aceite expressamente, não é lícito ao empregador, em circunstância alguma, servir-se do histórico de localização para efeitos de controlo do desempenho profissional.

Este entendimento foi perfilhado pelo Tribunal da Relação de Lisboa em acórdão de 17 de junho de 2026.

31 de Agosto, 2026
Sócio e gerente pode ser também trabalhador da sociedade? — Implicações práticas para sociedades por quotas e empresas familiares

Pode quem exerce a gerência de uma sociedade invocar, mais tarde, a qualidade de trabalhador dessa mesma sociedade? A Relação de Coimbra entendeu que não, num caso em que o antigo sócio e gerente pedia o reconhecimento de trinta anos de antiguidade, indemnização, retribuições vencidas e a regularização das contribuições para a Segurança Social.